Contraste:
Fonte:
  A+   A-
início / noticias / visita ao atelie do xilogravurista ricardo pessoa

Visita ao Ateliê do xilogravurista Ricardo Pessoa

Postado em 05 de Abril de 2017 ás 18:25

A Secretaria de Cultura e Turismo da Lagoa dos Gatos, em continuidade ao levantamento histórico-cultural e turístico do município, visitou o Ateliê do xilogravurista Ricardo Pessoa.

O trabalho realizado pelo artista e arte educador é reconhecido nacionalmente. Junto com sua esposa, Geovania Alexandre, que também é arte educadora e cordelista, eles ministram aulas da arte, que é um diferencial de Ricardo, já que ele utiliza o método de Xilogravura inversa.

Em novembro de 2016 o Ministério da Cultura e a Funarte, em parceria com a Secult-PE e a Fundarpe, inauguraram a exposição História de Orixás, na Torre Malakoff. O vernissage da mostra, reuniu xilogravuras de Ricardo Pessoa.

A exposição foi resultado do projeto Registro e Resgate das Histórias dos Orixás, que, através de uma série de oficinas de xilogravura em comunidades quilombolas do Agreste de Pernambuco, buscou valorizar ”as silhuetas das imagens mergulhadas na imensidão do corpo negro”, como conta a coordenadora de exposições da Torre Malakoff, Maria Fachin.

De acordo com ela, todas as obras da mostra foram elaboradas com a técnica fechada, método que possibilita que “a imagem se desprenda do suporte e adquira movimentos que perpassam a realidade tátil, adquirindo essa imaterialidade. As xilogravuras, de alguma maneira, evocam a necessidade da transcendência para vida humana”.


Fonte: http://www.cultura.pe.gov.br/canal/artesvisuais/exposicao-conta-a-historia-dos-orixas-na-torre-malakoff/#sthash.ogzGzEqi.dpuf