Contraste:
Fonte:
  A+   A-
início / noticias / alunos tem aula de campo sobre conscientizacao no dia mundial da agua

Alunos tem aula de campo sobre conscientização no dia mundial da água

Postado em 23 de Março de 2017 ás 14:16

No dia Mundial da Água uma turma de alunos da Escola Mun. Cordeiro Filho foi até a Estação de Tratamento de Água da COMPESA de Lagoa dos Gatos, acompanhados pelo professor Francisco Pedro. Eles aprenderam sobre o processo de tratamento e dados importantes de consumo.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), há 49 barragens zeradas ou operando com menos de 10% da capacidade total do reservatório e, dos 184 municípios do estado, 126 estão em estado de emergência por causa da seca. Diante dessa situação, evitar o desperdício através de pequenas ações pode fazer a diferença. 

Dicas para economizar água:

1.     Tome banhos curtos e feche o registro ao passar sabonete e xampu; Banho com aquecedor por 15 minutos, por exemplo, consome 135 litros de água em uma casa. Com o registro fechado no ensaboamento e uma duração de 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.

2.     Não lave a calçada com mangueira. Use a vassoura para limpar o local. Se a lavagem dura 15 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto pode chegar a 280 litros.

3.     Não lave o carro com a mangueira; use um balde. Se a lavagem dura 30 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto pode chegar a 560 litros. Com o balde, cai para 40 litros.

4.     Antes de lavar a louça, retire e excesso de comida com a esponja, sem usar água; deixe a torneira fechada ao ensaboar. O consumo pode cair de 240 litros para 20 litros.

5.      Acumule as roupas para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima. Faça o mesmo com a louça.

6.     Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba.

7.     Muita atenção com vazamentos dentro do imóvel; corrija-os o mais rápido possível.

8.     Molhe as plantas à noite e prefira um regador à mangueira, que pode gastar até 190 litros em 10 minutos.

9.     A água das piscinas montadas para as crianças também pode ser mais bem aproveitada: depois do mergulho, use a água para lavar o quintal, por exemplo.

 

 

Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/9-maneiras-de-reduzir-o-consumo-de-agua-em-casa/